fbpx

Aeróbico é melhor que musculação para emagrecer? Veja 15 mitos e verdades

Além de dieta equilibrada, programa de treinos com orientação profissional pode potencializar a perda de peso e melhorar as taxas. Médico dá dicas para complementar os treinos

 

Uma pergunta que sempre traz dúvida é sobre qual o melhor tipo de exercício físico, aeróbico ou de resistência, para quem quer emagrecer mais rápido? Todos sabemos que, além de uma dieta equilibrada, é fundamental em um processo de emagrecimento definir um programa de exercícios físicos.

O treino de resistência, popularmente conhecido como “anaeróbico” (ex: musculação), tem mostrado grandes benefícios não somente para o emagrecimento, mas para diversas condições como a hipertensão arterial sistêmica, a resistência insulínica (diabetes) e a osteopenia. Já o aeróbico (ex: corrida) possui diversos benefícios para a saúde e comprovadamente atua como um forte aliado para o emagrecimento quando realizado de maneira correta.

Vamos às evidências científicas:

O estudo Hearty feito com mais de 300 adolescentes com sobrepeso mostrou que ambos os treinamentos, isoladamente, ajudam no emagrecimento. No entanto, o estudo mostra que a perda de gordura é maior quando se combinam os dois treinamentos (resistência + aeróbico) do que quando se faz o aeróbico sozinho. Fato também importante é que a aderência ao treinamento aeróbico isolado é menor do que no treinamento de resistência ou misto, como citado anteriormente.

Outro estudo feito na New York Obesity Nutrition Research Center, publicado em outubro de 2014 no Diabetes Care de Gallagher, mostrou dois grupos (todos pacientes com sobrepeso) em acompanhamento de um ano. Um grupo foi orientado a fazer exercícios físicos e dieta. Já o outro grupo, além das orientações, teve um acompanhamento diário dos treinos por profissionais de educação física, o que lhes garantiu uma incrível perda de peso em mais de 7%.

 

Fonte: Globoesporte

× Fale Conosco!