Qual o tempo é ideal para treinar? Depois da academia dá mais fome? O que comer? Qual treino emagrece mais? Se por um lado existem milhares e erros que são sim perigosos para a saúde, o que não faltam são mitos rondando as academias. Michel Gaido Garcia profissional de educação física da Rede Just Fit de Academias falou sobre alguns deles.
Treinar dá mais fome
Verdade! Isso acontece porque o gasto de energia proporcionado pelo esforço físico dá sensação de que devemos repor o que foi utilizado. Daí é importante a alimentação equilibrada aliada aos exercícios.
Em menos que 30 minutos, o organismo nem começa a queimar calorias
Em partes. Toda atividade física utiliza como combustível algum consumo energético. Nos exercícios aeróbios moderados, podemos entender que as gordurinhas indesejadas serão combustível, a partir dos 30 minutos de exercício contínuo, através da ativação de cascatas hormonais. Mas, a ciência já nos mostra que exercícios intervalados de alta intensidade e curta duração, conseguem queimar calorias da mesma forma ou melhor que acima dos 30 minutos contínuos.
O horário do treino interfere?
Mito. Mas, o relógio biológico de cada um pode interferir nos resultados sim. É preciso entender o seu próprio organismo.
Pouco peso e muita repetição ajuda a emagrecer e o contrário faz ganhar peso
Mito. Musculação auxilia na aceleração do metabolismo de uma forma geral. Aliada aos treinamentos aeróbios, como a corrida por exemplo, convergem para um gasto energético que propicia o emagrecimento. Já a carga, é uma variável de intensidade que pode ajudar no ganho de massa muscular.
Carboidrato antes e proteína depois
Essa não é uma regra. Mas, de modo geral, na musculação o organismo precisa de energia, nestes casos é importante a ingestão de carboidratos de baixo índice glicêmico antes de ir para academia. Vale sempre lembrar que uma Nutricionista é a melhor profissional para qualificar a ingestão.
Excesso de carga pode causar lesão
Verdade. O aumento da quantidade de pesos na musculação, sem o acompanhamento de profissional, pode levar à execução incorreta e possível lesão. As evoluções da carga devem ser gradativas e combinar com o volume de exercícios. Todo treino precisa ser bem orientado.
Fonte: webrun